III Seminário: Dia Internacional da Mulher



















APRESENTAÇÃO
A educação é capaz de contribuir para modificar os diversos descaminhos do mundo atual, inclusive no enfrentamento de todas as formas de violência, discriminação e preconceito contra as mulheres.
Neste contexto, cabe aprofundar as discussões sobre gênero, violência e sexualidade na escola, desconstruindo as concepções naturalizadas em torno das masculinidades e feminilidades.
Como destaca Louro (1997) a escola desempenha um papel importante na construção das identidades de gênero e das identidades sexuais, pois, como parte de uma sociedade que discrimina, ela produz e reproduz desigualdades de gênero, raça, etnia, bem como se constitui em um espaço generificado.
No Brasil, desde 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres trata a educação como um dos eixos fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária entre mulheres e homens.
 Neste sentido, é importante, apresentar a grave situação de violência doméstica contra a mulher; buscar sensibilizar a comunidade sobre a importância da educação no enfrentamento da violência contra a mulher; bem com contribuir na ampliação do conhecimento sobre a problemática visando à reflexão/ação dos atores sociais em seus contextos.
Cabe destacar que a escola desempenha um papel importante na construção das identidades de gênero e das identidades sexuais,
Com base nesta premissa é que o COMU - Coletivo de Mulheres de Feira de Santana, junto com o MULIERIBUS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Relação de Gênero da Universidade Estadual de Feira de Santana, propõem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Seminário Educação: Uma grande aliada no enfrentamento da violência contra a mulher”.



PROGRAMAÇÃO
Data: 12/03/2014
Local: UEFS - Módulo VII – Auditório 5
Credenciamento: a partir das 08:00h
Atividade Educativa:  10:00h às 12:00h
Câncer de Mama: O que você precisa saber?
Profª Drª Rita de Cássia Rocha Moreira (UEFS/NEPEM)
12:30h  – Almoço
14:00hMesa de Abertura: Representantes dos Movimentos Sociais
 Solange Guerra  - Coletivo de Mulheres de F. Santana
Lorena Caribé  - Marcha Mundial das Mulheres – Feira de Santana
 Augustina Obi  - Espaço Viva Mulher
14:30h – Mesa Redonda: Diagnóstico situacional da violência contra a mulher no Estado da Bahia.
NEIM/ Observatório da Lei Maria da Penha
 A importância da escola na identificação, prevenção e intervenção da violência doméstica.
Nadjane Gonçalves Oliveira (Pedagoga)
 A problemática atual da violência contra a mulher na região de Feira de Santana.
Johene Silva Paim (Coordenadora da Casa Abrigo).
16:00h – Debate
16:50 - Vídeo: Mulheres  que lutam!

17:20h – Ato de Encerramento

Comentários